terça-feira, 24 de abril de 2012

Novas Regras de Classificação e Hotéis Históricos

O Ministério do Turismo publicou  as novas regras do SBClass – Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem. A grande novidade da nova classificação, é a criação de sete categorias de hospedagem: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat-apart. O Governo pretende classificar 6 mil estabelecimentos hoteleiros até a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o Ministério do Turismo:

Hotel- 
Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.

 Para o tipo Hotel, o SbClass estabelece as categorias de uma (mínimo) estrela a cinco estrelas.


Resort-
Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

Para o tipo Resort, o SBClass estabelece as categorias de quatro estrelas (mínimo) a cinco estrela.

 Hotel Fazenda-
Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo

 Para o tipo Hotel Fazenda, o SbClass estabelece uma estrela (mínimo) a cinco estrelas.

Cama e Café- 
Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Para o tipo Cama e Café o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a quatro estrelas (máximo).

Hotel Histórico-
Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Para o tipo Hotel Histórico, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Pousada-
Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Para o tipo Pousada, o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Flat-Apart-hotel
Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Para o tipo Flat / Apart-Hotel, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).

Alguns pré-requisitos de classificação:

uma estrela -

  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo65% das UH)
  • Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH)
  • Troca de roupas de cama uma vez por semana
  • Serviço de café da manhã
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las


 duas estrelas -
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 11 m² (mínimo 70%)
  • Banheiro nas UH com 2 m² (em no mínimo 70% das UH)
  • Troca de roupas de cama duas vezes por semana
  • Sala de estar com televisão
  • Serviço de café da manhã
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagemMonitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
três estrelas-
  • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 16 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 13 m² (mínimo 80%)
  • Banheiro nas UH com 3 m² (mínimo 80% das UH)
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de café da manhã
  • Área de estacionamento
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

quatro estrelas-
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 15 m² (mínimo 90%)
  • Banheiros nas UH com 3 m² (mínimo 90%)
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante,facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã na UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo à disposição sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência,locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-lasPrograma de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais, socioculturais e econômicos) para promover a sustentabilidadeMedidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

cinco estrelas-
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 17 m²
  • Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Banheiro nas UH com 4 m²
  • Disponibilidade de UH com banheira
  • Roupão e chinelo em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)Café da manhã nas UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horasTroca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo a disposição sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Salão de eventos
  • Serviço de guest relation/concierge
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
  • Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc)
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia,loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais)
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito


 Percebe-se que a cada ganho de estrelas  os pré-requisitos ou exigências aumentam drasticamente, assim, os hotéis precisarão estabelecer padrões para os meios de hospedagem que tragam : segurança, conforto , oferta de serviços e qualidade.

Aqui temos, um exemplo de hotel histórico:
É o Hotel
Pestana Convento do Carmo, que se encontra no centro histórico da cidade de Salvador, foi construído inicialmente em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas, e foi palco de grandes acontecimentos da história do Brasil.
Hoje é uma cuidadosa e detalhada restauração e o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil.
A junção entre o antigo e o moderno deste hotel na Bahia, torna-o num local único para realizar as reuniões da sua empresa ou outro tipo de eventos. A típica construção do século XVI torna este local numa óptima escolha para todos os que pretendem causar um grande impacto.

O Pestana Convento do Carmo dispõe de 60 apartamentos e 19 suites, incluindo 1 Suite Master.


Fonte:
http://www.pestana.com/pt/pestana-convento-do-carmo/pages/home.aspx
http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/Entenda?tipo=1
http://www.melhoresdestinos.com.br/nova-classificacao-hoteis.html

Felipe Lah

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